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7 passos simples para acabar com a depressão causada por falta de dinheiro na sua empresa

Em 01/06/2017 por Abink Escola de Negócios


Nos dias atuais a economia no Brasil passa por uma recessão e os brasileiros estão obrigados a comprar menos, os empreendedores têm sofrido muito com a QUEDA NAS VENDAS e com a FALTA DE DINHEIRO circulando em sua empresa. Sem saber o que fazer para resolver este problema, muitas pessoas acabam atingidos pelo mal da depressão.

Se ela não for devidamente tratada, o empreendedor acaba acumulando dívidas, que podem acarretar problemas e até mesmo chegar na desistência do seu negócio.

Confira agora 7 PASSOS simples para acabar com a depressão causada pela falta de dinheiro na sua empresa.

1. Fatores externos

Compreender que você não pode mudar os fatores externos, portanto, não fique aguardando por mudanças que você não tem controle, como por exemplo esperar o mercado aquecer novamente ou o governo dar incentivos. Busque sempre traçar estratégias para melhorar a sua empresa, manter a saúde financeira equilibrada e se concentre nas mudanças que você pode fazer dentro da sua empresa.

 

 2. Contas juntas

Separar totalmente as CONTAS PESSOAIS das CONTAS DA EMPRESA, para ter condições de analisar e reduzir os gastos pessoais e evidentemente reduzir o pró-labore.

Muitos empreendedores misturam pró-labore com lucro e, só para lembrar:

- Pró-labore: remunera o empreendedor que trabalha na empresa

-  Lucro: remunera a empresa

Se você fizer isto, encontrará muitas oportunidades de colocar as contas em dia.

 

3. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa pode te dar diversas indicações sobre a saúde financeira da empresa! A análise do fluxo de caixa pode identificar as oportunidades de redução dos custos fixos na empresa. Esta análise vai permitir perceber gastos despercebidos no dia a dia, mas que consomem grande parte do orçamento da empresa.

 

4. Analisar e aprender

Estabelecer e analisar indicadores de vendas para identificar qual produto ou serviço está sendo mais vendido. Muitos empreendedores não têm controle sobre as suas vendas, não sabem qual produto ou serviço tem mais saída ou ainda qual vendedor VENDE MAIS, obtendo assim qual tem margem melhor. Com essa informação em mãos, surge até a oportunidade de alinhar os outros vendedores a características desse que mais vende.

E embora o empreendedor tenha bastante experiência em tomar decisões para a empresa, é importante que ele analise bem cada situação, pois uma pode ser diferente da outra. Por isso muitos acham que sabem, mas quando fazem esta análise descobrem grandes oportunidades.

 

5. Lucro de cada produto ou serviço

Levantar todos os custos variáveis por produto ou serviço para conhecer as margens de contribuição de cada um deles.

Muitos se equivocam na distinção entre MARGEM e LUCRO e assim se confundem na hora de saber o resultado real da empresa. A margem refere-se ao ganho na venda de cada produto ou serviço e o lucro remunera a empresa, ou seja, não adianta você ter um alto custo com material, produção, embalagem, logística, distribuição, divulgação e venda desses produtos ou serviços se você não consegue gerar um lucro que compense tudo isso.

 

6. Comparar

Após conhecer todas as margens, você deve avaliar e comparar se são suficientes para cobrir os custos fixos da empresa e assim conhecer o ponto de equilíbrio, sem que precise todo mês ficar com as contas próximas do limite.

 

7. Ponto de equilíbrio

Conhecendo o ponto de equilíbrio, você tem agora todos os indicadores para usar asferramentas e estratégias necessárias para buscar o resultado mínimo para conseguir manter a saúde da sua empresa nesse tempo de crise e ainda preparada para lucrar muito quando a economia se aquecer, acabando definitivamente com a depressão causada por falta de dinheiro.


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