Não cometa este erro com a sua estratégia de Facebook
Em 28/07/2017 por Abink Escola de Negócios
Olá aqui é o Newton Leão amigo e parceiro do Alex Miranda da Abink.
A minha missão aqui na Abink é ajudar empreendedores a se posicionar de maneira correta e eficaz no Facebook.
E nessa minha primeira (de muitas) publicações vou tratar de um assunto que faz parte do meu dia a dia : Facebook para Negócios.
Muita gente acredita que parece fácil criar uma página no Facebook para um Negócio ou Empresa e logo de cara ter muito resultado.
Somente postar frases bonitinhas, fotos da sua empresa ou publicar uma imagem motivacional todos os dias na sua Fanpage com certeza não trará resultados que realmente interessam.
Me desculpe se você faz isso , mas infelizmente vou ter que dizer…. Isso jamais vai dar resultados concretos!
Para ter resultados reais na internet e especificamente nas mídias sociais como por exemplo no Facebook, você tem que criar uma estratégia de comunicação muito bem direcionada para seu público.
Mas quem sou eu para falar desse assunto com você?
Eu sou Empreendedor Digital, e nos últimos anos me dediquei exclusivamente na geração de vendas e negócios através da Internet.
Através da Internet eu já criei projetos que faturaram Milhões de Reais e geraram dezenas de milhares de novos clientes. Têm sido Fantástico!
Tive a oportunidade de me relacionar e fazer negócios com pessoas de diversos lugares do Brasil e do Mundo sem necessariamente ter que viajar.
Esse é um dos grandes diferenciais da Internet: ESCALA
Nessa minha caminhada como Empreendedor Digital, existe algo que fez muita diferença nos resultados: ESTUDAR!
Praticamente todos os dias nos últimos anos, eu estudo sobre negócios na Internet, leio livros ( minha meta é 52 Livros esse ano), participo de eventos ao vivo e online, assisto vídeo aulas, faço networking virtual e pessoalmente com outros empreendedores digitais e além disso têm algo que faço muito, mas muito mesmo…. TESTES!
São anos de aprendizado, anos de tentativas e erros e muitas horas na frente do computador para conseguir primeiro entender como essa coisa toda funciona, para depois colocar tudo em prática e montar uma engrenagem automática que vai funcionar mesmo que eu esteja dormindo.
Inclusive no Facebook onde hoje a maior parte das pessoas que utilizam a Internet no Brasil está presente, eu testei muitas estratégias para entender qual é o “Pulo do Gato” .
Por isso nesse artigo eu vou te ajudar a economizar tempo e dinheiro mostrando “O ERRO” que grande parte dos empreendedores cometem ao utilizar o Facebook , inclusive eu já cometi e tive enormes prejuízos com isso.
Vou te dar um exemplo!
Imagine que sua empresa seja especialista em Móveis Planejados e oferece serviços como Armários Embutidos, Móveis para Escritório sob medida, Balcões para Cozinhas e Áreas de Lazer, e instalação de Portas e Rodapés.
Sua empresa quer chamar a atenção de uma Gerente Administrativa na cidade de Taubaté, ela é responsável por organizar toda a estrutura de equipe de uma empresa de médio porte. Essa gerente tem 35 anos e é do sexo feminino.
Ela tem ensino superior e, quer deixar sua casa mais bonita e aconchegante para sua família e amigos que recebe nos finais de semana, ela também quer saber qual é a melhor opção de design para o escritório da nova sede da empresa onde trabalha. Por esses motivos ela pesquisa na internet sobre assuntos na área de Decoração e Design de Interiores. A nossa persona ( é assim que chamamos o público alvo aqui na Abink) tem como desafio a falta de tempo para cuidar de todos esses detalhes da maneira que ela gostaria pois seu desejo é ter a casa inteira com os móveis planejados antes do Natal e só lhe restam 2 meses.
Se você no Facebook criar e publicar postagens Sem conteúdo de Valor, e postar apenas publicações que mostram seus seus serviços e produtos dizendo o tempo todo o quanto seus serviços, atendimento e equipe são de qualidade, a sua persona (mulher de 35 Anos, Gerente Comercial que quer agradar a família e amigos com uma casa linda e decorada) DIFICILMENTE vai dedicar sua atenção e tempo para ler o que você está falando.
“ Alô Houston temos um Problema…….tem gente panfletando aqui no Facebook…arghhhhh”
E esse é o Maior Erro que os Empreendedores cometem quando vão montar uma Estratégia de Marketing no Facebook. ( eu já fiz muito isso e só perdi dinheiro e tempo)
Ao invés de produzir e publicar Conteúdo Relevante que ajude verdadeiramente o Público de Interesse a solucionar seus problemas e realizar seus desejos e sonhos, publicam somente conteúdo promocional e de vendas.
Ficam literalmente Panfletando na Internet! Viram Panfleteiros profissionais, e o pior ….. GASTAM UM DINHEIRÃO FAZENDO ISSO
Vamos a Solução!
Agora imagine se você passar a criar conteúdo de qualidade e relevância, mostrando por exemplo “10 Idéias inspiradoras para decorar uma Casa com Móveis Planejados” ou “Como deixar sua cozinha um verdadeiro Luxo para receber os amigos nos fins de semana”, você acha que a sua persona iria clicar para ler ou assistir?
Certamente ela iria, porque você está tratando de assunto que ela tem muito interesse.
Então a partir daí você vai publicando um post após o outro, todos eles com conteúdos interessantes para essa mulher de 35 Anos, e sua Página e sua Marca começa a ficar marcada na mente dessa mulher e ter um valor diferenciado, literalmente pra ela agora você e sua marca se tornam referência no assunto.
Depois que sua marca passa a ser uma referência em um assunto específico, chega o momento de você utilizar o Facebook para apresentar a essa persona, como você e seu negócio irão ajudá-la a deixar a casa dela do jeito que ela precisa antes do Natal e ser reconhecida pela família e amigos como alguém que se preocupa com eles, por exemplo.
Essa mulher já estará confiando na sua marca, você pode também nessa fase por exemplo mostrar a ela através de cases de sucessocomo outras mulheres com o mesmo desejo/problema obtiveram os mesmos resultados.
Apresente exemplos e depoimentos reais, mostre também em quanto tempo que esse resultado foi alcançado, mostre literalmente os resultados.
Não se esqueça de que as pessoas gostam de ler e assistir conteúdos e materiais no Facebook que realmente importam para elas.
Entenda muito bem em detalhes com quem você precisa se comunicar, pesquise para descobrir quais são os interesses e desafios dessa pessoa e somente após ter esses dados em mãos publique conteúdos que despertarão a atenção dela.
Como todo mundo já sabe, confiança se conquista e não é da noite para o dia, mantenha uma relação bem próxima com o seu público.
Ele só vai querer comprar de quem realmente confia!
Gostou dessa dica? O que acha de saber mais sobre esse e outros assuntos? Aqui na Abink temos diversas soluções personalizadas para você e seu negócio.